24 de janeiro de 2012

Fotolivros: Layouts Clean X Layouts Decorados



Resolvi fazer este post para ajudar os clientes a notarem a diferença entre um layout clean, sem apliques ou decorações, e um layout decorado, com vários outros elementos, que chamamos de "scrapbooking digital". Acima, três exemplos, e para cada um as mesmas fotos compondo um layout clean e outro decorado.

Olhando assim pensamos que o layout decorado leva mais tempo de execução, pois para compor um cenário é preciso buscar os elementos que vão coordenar com as fotos. Mas o layout clean também exige tempo e muita observação, pois as imagens precisam ter movimento, leitura, tamanhos milimetricamente corretos, e com criatividade fazer um verdadeiro jogo de cores e tamanhos... não é tão simples quanto parece.

Nos layouts decorados, muitas vezes os elementos são desenhados e até mesmo comprados. Em ambos os casos o trabalho consome horas, dias e até meses (como um álbum enorme de viagens que montei recheado de textos e objetos para digitalizar). O design de um fotolivro não é um trabalho "barato". 

Sou questionada muitas vezes sobre os preços que pratico, pois no mercado a impressão de um álbum nas lojas virtuais é menor... Ora, é claro que é menor, mas você terá que montar seu álbum inteiro!

A parte mais delicada da montagem de um fotolivro nem sempre está na decoração, e sim na seleção das fotos.  Selecionar as imagens que vão compor um mesmo cenário é o grande desafio! O cenário tem que estar coordenado, imagens devem "conversar", ora pelo seu contexto, ora por cores, e dessa forma fica harmonioso e interessante para quem vai folhear... mesmo sendo clean ou decorado, o álbum precisa ter uma sequencia de fatos ou de momentos. É por isso que prefiro receber todas as fotos dos clientes, mesmo as que eles não usariam no álbum, só assim tenho a visão do todo e faço a melhor seleção. Não gosto de seguir ordem cronológica nas montagens, um fotolivro de um ano de vida de um bebê por exemplo não precisa seguir seus meses, e sim os assuntos! Em uma página que fala sobre as viagens do bebê pode conter fotos de vários meses de sua vidinha... É bem mais legal de folhear um álbum assim.....

Os cenários não podem apagar as fotos, devem somar, cores não podem brigar... é um verdadeiro trabalho de arquitetura!

Com qual tipo de montagem você mais se identifica? Clean ou Decorada? Adoraria saber!
Mania de Photo. Desde 2005 criando álbuns personalizados, eternizando suas memórias. Não trabalhamos com templates prontos, cada fotolivro é único, e pode conter textos, imagens digitalizadas, e QR Codes que levam o leitor para vídeos arquivados online. "Ver fotos em um fotolivro é muito mais emocionante. Não é só imagem. É textura, é o cheiro, é o peso. É a história que ele conta! Foto no Papel, para quem ama foto."

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

 
Copyright © 2016 Mania de Photo